quarta-feira, 18 de abril de 2007

O Foodie aplicado: "The Minimalist Cooks at Home", de Mark Bittman


“The key to enjoy cooking is embracing simplicity. Simplicity in food is honesty, warmth, pleasure, modesty, even fairness. Simplicity in cooking is ease and grace.” Estas primeiras linhas da “Introdução” de “The Minimalist Cooks at Home” de Mark Bittman, realizado a partir da coluna “The Minimalist” publicada pelo New York Times, dão uma ideia muito clara do espírito em que o livro foi concebido e do seu conteúdo
Mark Bittman é o autor de um utilíssimo “How to Cook Everything” (uma obra que corresponde inteiramente ao título e de falaremos um destes dias) e colaborou com Jean-Georges Vongerichten na redacção dos seus mais recentes livros. Um brilhante escritor de livros de culinária e se fosse necessário prová-lo este pequeno livro fá-lo-ia sem problemas. Uma série de receitas agrupadas do modo mais tradicional (saladas, sopas, pasta, peixe e marisco, etc, etc) todas explicadas de um modo que as torna muito fácil de realizar e que colocam ao alcance do cozinheiro amador todo um reportório originado em grande parte nas grandes tradições francesa e italiana e muitas vezes considerado acessível apenas a muito poucos. Cada receita é precedida duma introdução que a localiza no espaço e na história culinária e acompanhada de uma rubrica intitulada”With Minimal Effort” que inventaria variações ou versões mais complicadas da receita de base.
Algumas poucas fotografias a preto e branco ilustram diversas técnicas. Bem longe da “food porn” habitual. Se na fotografia ao lado a capa do meu exemplar não parece muito limpa, a razão é óbvia: é o destino fatal de livros que passam tanto tempo no balcão da cozinha.