sexta-feira, 6 de abril de 2007

O nosso Inquérito: Manuela França Perroud.


Nome: Manuela França Perroud.
Cozinha muito frequentemente? Não.
Quando começou a cozinhar? Quande me casei, há quase 40 anos!
Seguiu algum curso? Sim. Em Estrasburgo, com uma amiga que dava aulas de cozinha a um grupo de amigas. Resultado: tínhamos todas as mesmas receitas e comia-se a mesma coisa nos nossos jantares!!! Tipicamente “provinciano”! Mas hoje dà imenso geito, porque as receitas eram muito boas e fàceis de fazer.
Há alguém que considere seu mestre? Não.
Livros de cozinha favoritos? Tenho imensos. A minha filha dá-me muitos mas é raro servir-me deles!!! Folhei-os, lei-os, fico cheia de ideias, e ... depois arrumo-os!!! Mas de vez em quando, sobretudo quando estou em Cascais sirvo-me deles.
Qual é o prato que mais gosta de cozinhar? Sopas. Uma boa “sopinha”!
O que cozinha mais frequentemente? Peixe e mariscos. Sopas.
Costuma aproveitar os restos de um prato que cozinhou e com eles fazer um novo prato? Não.
O que é que tem sempre na sua despensa? Legumes, peixe, mariscos.
Tem um utensílio que considere “pessoal” ou “favorito”? Não.
Costuma consultar sites da internet dedicados a temas culinários? Não.
Quais são as suas lojas favoritas para produtos alimentares e equipamento de cozinha? Não tenho em especial. Faço as minhas compras em hipermercados ou na praça de Cascais. Em Paris nem me passa pela cabeça ir ao “marché”!
Prato favorito? Ostras.
E petisco? Pataniscas de bacalhau.
Prato português favorito? Arroz de pato.
Restaurante favorito? Tenho vários – em Lisboa, em Cascais ou Paris, depende de onde estamos a viver nessa altura. Vai da “tasca” ao English Bar!
Experiência gastronómica inesquecível: Várias – tenho de pensar melhor.
A última vez que jantou fora, em que restaurante foi? Gôndola. Era tarde (cerca das 22h, depois dum concerto fabuloso na Gulbenkian). Restaurante vazio, serviço “assim-assim”, comida óptima.
Conselhos ou normas de sabedoria? !!! Estão a gozar comigo!!!
Há alguma pergunta que gostaria que lhe fizéssemos? Gosta de cozinhar? Não. Mas adoro comer bem! Sobretudo quando a comida é feita por outras pessoas!!!

Uma das suas receitas favoritas:

Salmão frio com açafrão


para 4 pessoas:
4 escalopes de salmão;
200g de cebola às rodelas;
200g de alhos franceses às rodelas, sobretudo a parte branca mas também com um pouco do verde tenro;
3 tomates;
25cl de vinho branco seco;
Azeite;
Açafrão.

Num tacho, pôr a alourar a cebola e o alho francês com o azeite.
Descascar os tomates, tirar as grainhas e cortar aos cubinhos. Juntar com as cebolas e os alhos franceses, sal, pimenta, açafrão e o vinho branco. Deixar cozer durante 20 minutos.
Aquecer o forno (th 6).
Pôr o salmão num prato de ir ao forno com sal e pimenta. Vai ao forno durante 10 minutos.
A seguir deitar o molho a ferver sobre o salmão e voltar a meter no forno durante 6 minutos.
Deixar arrefecer, e pôr no frigorifico
Fazer de véspera.