quarta-feira, 11 de abril de 2007

Perna de Borrego Assada no Forno (Ana Pestana).



Pôe-se a perna de borrego com alguns cortes, completamente limpa de peles, gorduras e "coisas brancas" (esta operação é por conta do Talho!) numa assadeira de barro, cujo fundo está coberto com ramos de alecrim fresco lavados.
Prepara-se numa tijela uma massa com bastantes alhos esmagados, sal grosso, pimenta moída, azeite, um pouco de massa de pimento vermelho, paprica e sumo de limão.
Depois barra-se a dita perna em toda a superficie, bem como dentro dos cortes e rega-se com vinho branco (não é preciso ser de óptima qualidade).
Este preparado fica no frigorífico 2 dias.
Antes de ir ao forno cobre-se tudo com bastantes cebolas cortadas em meia lua não muito finas, tapa-se com papel de prata e fica à vontade 3 horas por lá sem a pessoa se preocupar. Nesse intervalo vira-se uma vez e pica-se com um garfo.
Ao fim desse tempo, tira-se o papel de prata e grande parte do molho que entretanto largou na cozedura. Volta a ir ao forno para tostar um pouco.
Quando se espeta um garfo e se percebe que a carne está tenra e assada, tira-se do forno, deixa-se arrefecer um pouco e desossa-se aos "nacos".
Entretanto já se tem as batatinhas novas assadas à parte com um pouco de azeite, sal grosso e alho esmagado.
Volta tudo para a assadeira, onde se põe o molho com a cebola por cima da carne, tapa-se com papel de prata e vai a aquecer durante algum tempo.
Antes de servir, pôe-se salsa picada por cima das batatas.

Os acompanhamentos foram tomates assados e ervilhas salteadas.