domingo, 25 de março de 2007

O Foodie aplicado: "Produtos Tradicionais Portugueses", coordenação de Ana Soeiro



Sabia que o Granito Montemorense é um licor feito com uma infusão de plantas aromáticas das quais se destacam a badiana e os coentro, ou que a Muxama é obtida através da salga do lombo de atum e é também conhecida por presunto do mar, ou ainda que Tecula-Meca nasceu da rivalidade entre os conventos das Clarissas e das Bernardas de Portalegre, cada um deles esforçando-se por suplantar o outro na confecção do melhor toucinho do céu?
Estes e muitos mais conhecimentos da nossa tradição alimentar podem ser consultados na obra “Produtos Tradicionais Portugueses”, que em 3 volumes coordenados por Ana Soeiro, se faz o inventário exaustivo dos nossos produtos agrícolas e alimentares, com Denominação de Origem ou Indicação Geográfica Protegida, Tradicionalidade Garantida ou simples reputação adquirida.
Organizado tematicamente, reúne 350 entradas fotografadas e criteriosamente tipificadas segundo a particularidade, descrição, história, uso, saber fazer e produção de cada uma, sendo ainda referenciados os contactos e a bibliografia existente. Apesar do rigor científico verificado, a sua leitura é muito agradável e imensamente informativa.
“Produtos Tradicionais Portugueses”, Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, 2001