segunda-feira, 19 de março de 2007

Penne com Camarões.


1 embalagem de Penne;
2 cebolas pequenas, cortadas verticalmente em lamelas finas;
10 tomates secos, cortados numa juliana fina;
20 g. de porcini secos;
36 camarões médios, descascados e sem cabeça;
200 ml de natas grossas;
1 colher de sopa de limão confitado, grosseiramente picado;
1 colher de sopa de endro fresco ou 1 colher de chá de endro seco;
Azeite;
Sal;
Pimenta Cayenne;
Pimenta branca.

Pelo menos 30 minutos antes de começar ponha os porcini de molho em água quente. Retire-os, pique-os grosseiramente. Filtre a água em que os cogumelos estiveram e reserve-a.
Cozinhe os Penne de acordo com as instruções do fabricante.
Entretanto, num tacho grande, ponha a cebola a refogar em azeite. Logo que esta fique transparente mas não acastanhada, acrescente os tomates secos, os cogumelos e ¾ de chávena da água em que estes foram demolhados. Tempere com sal e pimenta Cayenne. Deixe cozinhar sobre fogo médio/fraco.
Quando o líquido tiver ficado reduzido cerca de metade, neste momento os Penne devem estar quase cozinhados, acrescente os camarões, as natas e o endro. Levante o fogo até começar a ferver, reduza-o a médio e deixe cozinhar cerca de dois minutos até que os camarões tenham tomado uma cor rosada e as natas reduzido para cerca de metade.
Junte os Penne ao molho e misture bem. Acrescente o limão confitado e volte a misturar. Verifique o tempero. Duas voltas ao moinho de pimenta branca e está pronto a servir.
Nota: Característico do Norte de África, o limão “confitado” (ou “em conserva”) é um tempero utilíssimo. É muito fácil de fazer em casa, pondo num frasco camadas de limões abertos em quartos entre sal grosso. Ao fim de três/quatro semanas num lugar fresco estão prontos a utilizar. Não tendo tempo para esperar, pode-se obter um resultado muito semelhante cozinhando limões em sumo de limão e sal, durante cerca de hora e meia, sobre lume brando. Lembre-se que só se usa a pele.