terça-feira, 27 de março de 2007

Paulette Gulbenkian




Apesar de viver há muito em Portugal, Paulette Gulbenkian mantém intacta uma certa forma de estar, atenta e curiosa, própria de quem tem o mundo como referência. Gosta de partilhar as personalidades e as culturas que conheceu de perto, privilegiando uma ligação particular ao Médio Oriente que desde sempre a seduziu.
Arménia, Turquia, Argélia são especialmente determinantes da memória familiar que assimilou. A receita que nos deu, tipicamente mediterrânea, exemplifica muito bem como um prato tão simples pode resultar tão delicioso, para isso bastando apostar na boa qualidade dos produtos escolhidos.
Combinámos almoçar num dos muitos restaurantes do areal da Costa da Caparica onde apetece ir em dias de sol antes do verão. Tita e Marcos, nossos queridos amigos, chegaram com os seus três filhos e à mesa foi uma animada e alegre refeição. Depois, rumámos para a fantástica casa de Robert e Paulette Gulbenkian, e aí foi como entrar no paraíso por um jardim que avança suavemente até ao abrupto limite da falésia. Há pinheiros mansos e o mar à nossa volta, há a presença simbólica do Monte Ararat e da Arca de Noé e há, sobretudo, o encanto de Paulette que tantas saudades nos deixou.(TCD)