sexta-feira, 30 de março de 2007

Sabores da Rede: Saberes Americanos.

Está em frente do computador. Não perca muito tempo a ler este post. Antes clique nas moradas dos três sites de que falamos a seguir. Junte-os à sua lista de “Favoritos”. E depois perca-se neles porque melhor não há. Tem para umas boas horas.
Comecemos pelo topo: o blog de Michael Ruhlman (
http://blog.ruhlman.com). Penso que não há melhor em literatura culinária. “I write about many subjects, but mostly about food, the work and business of the chef, and about cooking, for pleasure, for sustenance, for money”, explica na nota introdutória o autor da trilogia “The Making of a Chef”, “The Soul of a Chef”, “The Reach of a Chef” e muitos outros livros entre os quais “Charcuterie” e “A Return to Cooking”. Anthony Bourdain é um colaborador frequente. Para quem se interessa pelo que nos interessa, é uma fascinação diária.
Se Michael Ruhlman tem uma posição zenital no universo da literatura culinária, David Leite para lá caminha. A muito largos passos. O seu super premiado site “Leite’s Culinária” (
http://leitesculinaria.com) é um modelo de inteligência e saber fazer. Recensões de livros, ensaios sobre culinária, receitas (com um capítulo especial sobre Portugal), fontes. Tudo está lá, apresentado de um modo perfeitamente acessível. Visitando o site fica-se na expectativa do livro que David Leite, nascido nos Estados Unidos de pais oriundos de S. Miguel, prepara actualmente sobre culinária portuguesa. Tem uma “Newsletter” muito interessante e informativa. Assine-a. Não custa nada e será um prazer cada vez que a receber.
Completamente diferente mas não menos fascinante é “Ideas in Food” (
http://www.ideasinfood.typepad.com) o blog de um casal de Chefs, Aki Kamozawa e H. Alexander Talbot, que se define como “improvisation and experimentatio in the kitchen” e é exactamente isso: o relato do dia a dia de dois Chefs duma criatividade incomparável, utilizando uma gama de produtos que vista daqui parece ficção e técnicas sempre renovadas. Para mim, ler o que registam tem duas vertentes: fascínio absoluto e amarga medida da minha ignorância.
Enjoy!