segunda-feira, 12 de fevereiro de 2007

As Dixie Chicks triunfam nos Grammys

T.M.J. é e tenciona continuar a ser um blog dedicado a temas culinários. Mas por vezes há coisas que de culinária pouco têm mas que não se pode deixar passar em silêncio. Assim o triunfante retorno das Dixie Chicks, que acabam de receber cinco Grammys. Em consequência de um breve (12 palavras) comentário anti-Bush feito quando os americanos se preparavam para arrasar o Iraque, passaram de grupo de música country mais popular do país a párias, perseguidas em termos de histeria colectiva delirante pela mesma América que elegeu e reelegeu o actual Presidente. Mas desde ontem estão de volta, gloriosas, sem remorsos e consagradas.
A América parecia de há anos para cá ter adormecido, desistido de si mesma e, consequentemente, nós dela. Mas ultimamente as boas notícias sucedem-se. Primeiro a vitória dos Democratas nas últimas eleições. Em seguida o entusiasmo em volta da candidatura de Barack Obama, se ainda não conhece o nome decore-o porque o vai ler e ouvir vezes sem fim daqui em diante. E agora o regresso triunfal das Dixie Chicks. Não é uma simples questão de cantigas. Mas sim de que a música parece definitivamente estar a mudar. Ainda é cedo para festejar mas dir-se-ia que o espírito da América que respeitamos, amamos mesmo, país de liberdade e justiça, começa finalmente a dar sinais de querer acordar.
E o que temos nós aqui a ver com isso? Por mais injusto que possa parecer, a nosso destino pessoal e colectivo é mais determinado pelo que se decide em D.C. do que por quaisquer esforços, muito generosos e empenhados sejam eles, de quem tenhamos eleito para Belém ou S. Bento. Temos, portanto, tudo a ver.