segunda-feira, 5 de fevereiro de 2007

O nosso Inquérito: Maria do Rosário Stichini Carvalhosa




Nome – Maria do Rosário Stichini Carvalhosa
Cozinha muito frequentemente? – 2/3 vezes por semana.
Para quem? – Amigos, família e, principalmente, para mim.
Quando começou a cozinhar? – Há cerca de 40 anos.
Seguiu algum curso? – Não.
Há alguém que considere seu mestre? – Os meus mestres foram sobretudo amigos meus e empregadas da minha família, de quem tenho coleccionado as receitas e com quem aprendi vendo-os cozinhar. Sobretudo cozinha tradicional portuguesa que é a de que mais gosto.
Livro de cozinha favorito? –Há muito que, como disse, tenho vindo a coleccionar receitas várias de família e amigos que constituem a minha principal fonte de inspiração. Prefiro estas aos livros de cozinha de que, contudo, tenho uma extensa colecção.
Qual é o prato que mais gosta de cozinhar? – Arroz com pinhões, passas e cogumelos.
O que cozinha mais frequentemente? – Coelho estufado.
Tem um produto favorito? – Marisco, exceptuando a lagosta.
Que tempero considera mais importante? – Sal.
Tempero mais excessivamente valorizado? – Picantes.
Utensílio de cozinha mais indispensável? – Colher de pau e faca afiada.
Tem um utensílio que considere “pessoal” ou “favorito”? – Faca de legumes.
Interessa-se pela aplicação de novas tecnoligias à culinária? – Pouco.
Prato favorito? – Enguias grelhadas com grelos e batata cozida.
E petisco? – Sapateira com espargos e mexilhões com sumo de limão.
Prato português favorito? – Sardinhas na brasa e favas, se forem pequenas.
Restaurante favorito? – Comida de Santo.
Conselhos ou normas de sabedoria? – Nunca acabar uma refeição de estômago cheio.
Há alguma pergunta que gostaria que lhe fizéssemos? – Sim: “Gostaria de experimentar a culinária de culturas pouco conhecidas?” A resposta seria que tenho sempre procurado experimentar diferentes culturas culinárias, sobretudo aquelas que utilizam apenas produtos naturais. Conhecer diferentes culturas é, em culinária como em qualquer outro campo, o melhor método para alargar os nossos horizontes.

Uma das suas receitas favoritas:

Sopa de mexilhão:

Ingredientes:

- 500 gr. de mexilhões congelados;
- caldo de peixe;
- 2 cebolas;
- 50 gr. de bacon;
- 3 tomates;
- 1 cenoura, cortada em “juliana”;
- 2 endívias,
- sal e pimenta;
- meio copo de natas;
- meio copo de vinho branco;
- manteiga q.b.

Preparação:

Num tacho, alourar o “bacon” 2 ms, num pouco de manteiga.
Juntar a cebola, tomate e endívia.
Deixar marinar 5 ms e juntar os mexilhões.
Deixar cozer 5ms. Juntar o vinho e 2 copos de caldo de peixe e deixar cozer 20 ms.
Após esta cozedura, juntar a cenoura e deixar cozer 10 ms.
2 minutos antes de servir, juntar pequenas porções de manteiga e as natas. Levar ao lume para aquecer. Servir quente.