domingo, 11 de fevereiro de 2007

Personalidade: Emeril Lagasse

Membro há vários anos da lista das 100 Celebridades mais importantes da Forbes, Emeril Lagasse nasceu em Fall River, Massachusetts, cidade onde se encontra fixada uma das mais significativas comunidades portuguesas dos Estados Unidos, filho de mãe portuguesa e pai canadiano. Depois de estudar na Johnson and Wales University, prestigiada escola de culinária de Rhode Island, fez estágios prolongados em Paris e Lyon antes de começar a trabalhar em diversos restaurantes em Nova Iorque, Boston e Filadélfia. Mas será quando se fixa em Nova Orleans que inicia uma vertiginosa ascensão ao estrelato, ao super estrelato mesmo. É uma carreira que passa pela abertura de uma série de restaurantes (actualmente nove) em alguns dos mais importantes centros turísticos do país, a publicação de livros que constam durante meses das listas de best sellers e explode na super celebridade como apresentador da Food Network onde os seus programas “The Essence of Emeril” e “Emeril Live” atingem audiências que rondam os 80 milhões de famílias e lhe garantem sucessivas nomeações para os Grammys e uma multiplicidade de prémios. Criador da “Nova Cozinha Canjun”, ou seja de Nova Orleans, Emeril foi um dos primeiros paradigmas do “Celebrity Chef”. Mas a celebridade não lhe faz esquecer as suas origens, pelo contrário estas são um elemento importante na estrutura da sua persona. Nos seus programas de televisão são feitas frequentes referências a Hilda, a sua mãe e primeira professora de culinária, bem como a receitas e produtos portugueses, sobretudo açorianos, com um entusiasmo que anula a frequente inexactidão.
Como comentava, com um misto de entusiasmo e melancolia, um amigo meu, director do departamento de estudos portugueses de uma das mais conceituadas universidades americanas, num só programa de televisão Emeril consegue tornar o nome de Portugal mais familiar ao público americano que os esforços conjugados de todos os departamentos de estudos portugueses do país ao longo dos anos.
Dos vídeos de ou sobre Emeril Lagasse que existem no You Tube, escolhi alguns que dão uma ideia do jovial e tão bem sucedido personagem.