terça-feira, 29 de maio de 2007

Dry Martinis (Kathy's)


A Teresa (a T. do T.M.J.), o Marido e eu (o J.) somos adeptos ferventes de dry martinis. Não vou racionalizar porque realmente não vale a pena. Basta beber e torna-se uma evidência. Na nossa, infelizmente muito curta, lista de lugares favoritos para os ditos está o 5 Lounge, o bar do Four Seasons (ou seja, do Ritz) e o Kathy’s, o simpático restaurante do Zambujal de que já falámos. Este, para mim, é particularmente dilecto dado ficar quase à porta de casa.
Aproveitei o Zé, dono e gerente do Kathy’s, parecer estar hoje menos ocupado para lhe perguntar como tinha chegado a esta perfeição. Explicou-me que tinha aprendido a fazer dry martinis quando trabalhava como barman em barcos de cruzeiro de luxo nos EUA. O segredo seria a proporção da mistura: três gotas de Martini branco seco para cada dose de gin. Misturado num copo cheio de gelo e logo que chega à boa temperatura coado por um “strainer”. É preciso, disse, saber se o cliente prefere azeitonas ou um twist de limão. No primeiro caso espreme-se um pouco do sumo de uma azeitona para dentro do copo misturador. Com o limão, espreme-se o twist para dentro do copo ainda vazio em que vai ser servida a bebida e passa-se o twist pela sua borda.
Há surpresas que nos fazem pensar que a vida não é necessariamente assim tão má nesta terra que por demais vezes parece um concentrado contente de ignorância. Dry martinis perfeitos no Zambujal é certamente uma delas.
Restaurante Kathy’s. Estrada Nacional 379 (Estrada do Cabo Espichel). T: 212685512.