segunda-feira, 28 de maio de 2007

O nosso Inquérito: Marilza Ferreira.



Nome: Marilza Ferreira.
Cozinha muito frequentemente? Bastante. Todos os dias.
Quando começou a cozinhar? Desde que tinha uns 10 anos. Apesar de ter começado muito cedo tive sempre vontade de aprender e com vontade a gente consegue.
Seguiu algum curso? Não.
Há alguém que considere seu mestre? Aprendi trabalhando nas casas das pessoas. As pessoas iam ensinando-me e eu fazendo.
Livros de cozinha favoritos? Não tenho. Mas às vezes tiro receitas das revistas.
Qual é o prato que mais gosta de cozinhar? Lasanha, Strogonoff. Mas só ao fim de semana.
O que cozinha mais frequentemente? O básico: arroz com feijão, uma carne, legumes.
Costuma aproveitar os restos de um prato que cozinhou e com eles fazer um novo prato? Costumo aproveitar.
O que é que tem sempre na sua dispensa (inclui frigorífico e freezer)? Às vezes nem tenho. Costumo comprar de véspera quando quero fazer um prato especial. Mas para o básico tenho quase sempre.
Tem um utensílio que considere “pessoal” ou “favorito”? Gosto das minhas colheres de pau. Ficam separadas do resto.
Quais são as suas lojas favoritas para produtos alimentares e equipamento de cozinha? Faço as compras mensais no Lidle mas quando preciso de mais qualquer coisa vou ao Pingo Doce.
Prato favorito? Strogonoff. Gosto mesmo.
E petisco? Adoro camarão.
Prato português favorito? Já comi Cozido à Portuguesa e gostei muito.
Restaurante favorito?Aqui? Fui ao “Frango da Guia” em Sesimbra e gostei.
Experiência gastronómica inesquecível: Fettuccine quer comi uma vez há muito tempo e que como não fiquei coma receita não sei fazer. Adorei.
Ódio (culinário, é óbvio) de estimação: Gosto de tudo. Não tem nada que eu não goste.

Conselhos ou normas de sabedoria? Pela receita a gente consegue.

Uma das suas receitas favoritas:

Lasanha

Cozo a massa da lasanha um pouco para amaciar. Depois boto no fundo da travessa. Faço um molho carne moída temperada com alho e cebola refogo, boto alho moído, caril, pimenta branca moída. Acrescento massa de tomate. Depois ponho várias camadas de molho e massa. Por cima queijo mozzarella, presunto e molho branco. Por cima de tudo um queijinho ralado. Depois vai ao forno.


Uma receita de “restos”:

Com sobras de legumes e carne: Refogo os legumes. Pico a carne e faço uma espécie de jardineira. Quando sobra também arroz faço bolinhos.