quarta-feira, 16 de maio de 2007

Risotto Dourado Vegetariano.


Receita desenvolvida a partir de uma receita de”Pilaf, Risotto, and other ways with Rice”, de Sada Fretz.

3 chávenas de sumo de cenoura, acabado de fazer;
1 e ½ chávena de sumo de aipo, acabado de fazer;
Azeite;
1 cebola pequena, finamente picada;
2 dentes de alho, finamente picados;
1 cenoura pequena, descascada e cortada em pequenos cubos;
1 e ½ chávena de arroz Canaroli;
1 chávena de vinho branco;
1 pimento vermelho, pequeno, limpo e cortado aos cubos;
1 courgette pequena, bem lavada e cortada em pequenos cubos;
Floretes de uma cabeça de brócolos (alternativamente: i molho de espargos, limpos e cortados em diagonal em fatias de ½ cm);
1 chávena de Parmesão ralado;
Sal e pimenta preta;
½ chávena de salsa picada;
2 colheres de sopa de vinho branco.

Aquecer juntamente os sumos de cenoura e de aipo, evitando que fervam.
Saltear separadamente em azeite os pimentos, courgette e brócolos (ou espargos)de modo a que não fiquem moles. Reservar.
Numa panela suficientemente grande e de preferência pesada, fazer um refogado com a cebola, alho e cenoura. Aumentar a intensidade do lume e acrescentar o arroz. Deixar cozinhar, mexendo de vez em quando, até os grãos parecerem transparentes com um núcleo baço (cerca de 3 minutos). Acrescentar o vinho e começar a mexer sem parar. Quando o vinho tiver completamente evaporado, começar a acrescentar o sumo, primeiro cerca de uma concha de cada vez, depois em menores quantidades, sempre mexendo. Em princípio o sulco da colher deve sempre deixar ver o fundo da panela e só se deve acrescentar mais líquido quando o que estiver na panela tenha evaporado completamente. Cerca de 15 minutos depois de ter iniciado este processo acrescentar os legumes salteados. Cinco minutos mais tarde o risotto deve estar pronto. Cozinhado mas não em demasia e com a consistência de uma papa.
Tirar do fogo, acrescentar mais duas colheres de sopa do sumo e mexer com toda a energia até este ter sido completamente absorvido. Acrescentar metade do queijo e continuar a mexer até este ter derretido. Temperar com sal e pimenta, acrescente a salsa, verificar o tempero e acrescente o vinagre. Servir polvilhado com mais queijo.