sexta-feira, 25 de maio de 2007

O Foodie aplicado: "Mariscos, os frutos do mar", de Mário Varela Soares.


Uma questão que me ponho frequentemente quando estou numa livraria é “quantas, dos milhares de receitas que esta inundação de livros de culinária representa, chegam a ser alguma vez cozinhadas?”. Possivelmente muito poucas, parece-me ser a resposta certa, a maioria do que é editado sendo sobretudo “food porn” ou “gastro porn”, conforme queiram. Mais para a mesa em frente do sofá do que para a banca da cozinha. Extraordinárias iguarias maravilhosamente fotografadas, mas tendo mais a ver com a centerfold do Playboy do que com o que quer que seja, ia a dizer “que se coma” mas aí parece-me estar a ficar muito perto das tábuas.
Os livros da Colares Editora são o oposto desta tendência: parcamente ilustrados, carregados de informação, parece óbvio que se destinam a quem pretende aumentar os seus conhecimentos, demarcando-se da multicolorida e brilhante produção destinada ao apetite infindo da nova tribo daqueles que de um dia para o outro deram por si a “adorar” tudo quanto tenha a ver com cozinha, sobretudo se for design.
Tudo isto a propósito de “Mariscos, os frutos do mar” de Mário Varela Soares. Um variado repositório de receitas que, bem usado, poderia ajudar a eliminar um dos mais tristes mistérios deste país: tendo nós tão bom peixe e marisco e uma tradição culinária tão rica, porque será que (tanto nos restaurantes como na maioria das famílias) se cozinha com tamanha falta de imaginação e de ambição?
As receitas do livro parecem-me suficientemente detalhadas e claras para que qualquer um minimamente adepto da persuasão culinária as possa realizar sem problema. E, na verdade, dá tanto trabalho fazer um prato delicioso como destruir géneros que à partida eram de pasmar. Vamos a isto?