quinta-feira, 24 de maio de 2007

Os Restaurantes do Meco: a nossa escolha.


Os restaurantes do Meco, como a grande maioria dos da nossa costa, têm muito mais a ver com os da Mealhada do que se poderia imaginar à primeira vista. Dependendo de um produto único (peixe e marisco) e com ementas iguais em todos eles, não estarão tão longe do que de mais monótono a capital do leitão nos oferece.
Além disso têm de enfrentar uma excessiva diferença de afluxo de clientes nas diferentes épocas do ano e mesmo entre os fins de semana e demais dias, o que os torna realmente “bipolares”: simpáticos e com uma cozinha aceitável durante a semana, quando estão quase desertos, tornam-se verdadeiros infernos ao fim de semana e durante o Verão. Aparentemente sem remorsos em explorar o masoquismo que nos caracteriza, cada um parece empenhado com uma intensidade de atleta olímpico em oferecer uma ementa exactamente igual à dos demais.
Sendo assim, a escolha entre uns e outros torna-se por vezes irrelevante. Aqui vai, contudo, a nossa selecção baseada em três factores: localização, ambição, relação qualidade/preço.
O Bar do Peixe (Praia do Moinho de Baixo, t: 21 268 47 32, encerra à 3ª fora da estação balnear) tem uma localização imbatível, mesmo em cima da praia, por vezes com o mar a chegar quase à sua esplanada. Tanto como um restaurante é um dos centros da vida do Meco e as suas festas durante o Verão são famosas. Tem uma óptima escolha de peixe, geralmente grelhado na perfeição, alguns bons petiscos. O serviço é garantido por uma sorridente equipe de cariz internacional. As caipirinhas são muito boas e é o lugar ideal para ir ver o sol pôr-se durante o ano inteiro.
A praia que lhe cabe é uma das mais civilizadas que conheço neste país, senão a mais civilizada. Com dois excelentes massagistas e, sobretudo, o Denis que além de banheiro assegura sempre com o maior sorriso um impecável serviço de bar. Um luxo, realmente, poder petiscar à sombra de um guarda sol uma pratada de camarões com um rosé super gelado.
O Pinhal (t:21 268 33 23, fecha à 5ª.) é o mais ambicioso. Toalhas e guardanapos de tecido de um branco imaculado, um aquário com lagostas e outros monstros marinhos e uma garrafeira muito completa. A escolha de peixe e marisco é mais abrangente do que em qualquer outro. A cozinha é a mais cuidada da região e o atendimento (tanto do dono, como do João Miguel, seu filho, e do famoso Senhor Zé) muito agradável e competente. O seu Arroz de Marisco é justamente celebrado. Uma das minhas lembranças de paraíso é estar sentado em pleno Inverno na esplanada do Pinhal a comer umas ostras deliciosas acompanhadas de um branco excelente. Não se encontra melhor.
O Tropical do Meco (Rua do Comércio, 28. T: 212 683 398 / 965 175 714) tem a melhor relação qualidade/preço da Aldeia. Popular não só com os turistas como com os locais que o enchem frequentemente para alegres e ruidosas celebrações ou para assistirem a jogos de futebol na televisão. Eleito por um grupo de amigos meus o melhor lugar para assistir o ano passado aos jogos da Copa do Mundo. O serviço é bem no espírito do lugar: ultra-simpático e tão eficiente quanto as circunstâncias o permitem, assegurado pelos dois filhos da casa, o Sérgio e o Hugo, ajudados pelo romeno Cris, incrivelmente acolhedores e cordiais. De Verão parte do estacionamento serve de extensão da esplanada transformada num bar animado e muito boa onda. Pratos favoritos: mexilhões de cebolada e as cataplanas quando a Dona Isabel, dona e chefe da cozinha, está de bom humor.