quinta-feira, 17 de maio de 2007

Responda k nós blogamos: E Pizza???

Para mim (JGV), uma das maneiras mais perfeitas de passar uma noite sozinho em casa é mandar vir uma pizza, a maior e “com tudo”, e ficar esticado a ver um jogo de futebol na televisão, a alarvar com a ajuda de algumas cervejas.
Daí nasceu a pergunta de hoje: E Pizza???

Aqui vão as respostas:

Alda Fernandes (funcionária diplomática, Paris) – Já gostei mais mas ainda como pizza algumas vezes. A Pizza Margarita, por ter alcaparras, com massa fina é a minha favorita. As melhores pizzas que comi eram as congeladas do supermercado “Migros” em Genève. Eram uma delícia.

Ana Santana Carlos (gestora do lar, Lisboa) – Se gosto de pizza? Nem por isso.

Ana Sousa (jurista, Lisboa) – Gosto q.b. e precisam de ter natas – se tiver natas, é boa de certeza. Tenho muitas saudades das antigas pizzas do Great American Disaster, em Lisboa.

Diogo Gamito (economista, Oeiras) – A melhor pizza de todas foi uma vegetariana, no Carioca, Praia da Salema, Algarve.

Elvira Mendes André (blogger, Ourem) - Há quem diga que piza não passa de vulgar "fast food". Pessoalmente, não concordo. Bem feita, amassando a massa sem fim, deixando esta levedar com tempo e usando produtos frescos e de boa qualidade, uma piza torna-se "slow food" da melhor. Os Italianos aconselham que não se junte mais de três ingredientes para que possamos perceber o sabor e o aroma de cada um deles... Pizas, há muitas. E nem todas levam molho de tomate. As pizas brancas italianas são maravilhosas, como uma que fiz um dia à base de curgete, mozzarella e mangericão (
http://elvirabistrot.blogspot.com/2006/09/piza-de-curgete-e-mangerico.html), uma das minhas favoritas, sem dúvida. Também tive uma surpresa agradável ao testar uma piza brasileira muito popular do outro lado do Atlântico e curiosamente chamada "piza portuguesa"! Reza a lenda que foi um restaurador português de São Paulo que inventou a receita (http://elvirabistrot.blogspot.com/2006/10/piza-portuguesa.html). Deliciosa! Desde que fechou uma pequena pizaria que se situava em Seiça - O Agradável, nos arredores de Ourém, as pizas que mais gosto de comer são as que costumo fazer. Não me canso de inventar composições. A piza já é quase uma tradição domingueira da nossa casa. Costumo acompanhá-la com azeite picante também caseiro, feito com azeite produzido artesanalmente pela minha família, piri-piri fresco e ervas aromáticas do pinhal vizinho. Apesar de gostar muito mais de piza caseira à italiana, claro, não me incomoda nada devorar uma piza americana de vez em quando, num restaurante qualquer da cadeia Pizza Hut. A minha favorita é a Spicy Hot One com massa "cheesy crust"... Ninguém é perfeito!

Filipa Costa (gestora de recursos humanos, Lisboa) – Eu amo pizzas, sou feita de pizza porque como dia sim, dia sim. Qualquer massa, fina ou grossa, congelada ou não, marcha! Os meus ingredientes para toda a vida são chouriço cogumelos. Gosto muito das que servem no Restaurante Lúculus, em Cascais.

Héber Gouveia (informático, Lisboa) – A melhor pizza que comi foi em S. Paulo, Brasil. Não sei exactamente como se faz, mas a massa é frita e depois enrolada como uma chamuça. É muito boa!

Inês, Rita e Francisco Gulbenkian (estudantes, Lisboa) – O que nós mais gostamos é da Pizza Carbonara da Tele Pizza. (Mãe! Esta senhora é jornalista?).

Iolanda Sousa (jurista, Lisboa) – Gosto muito de pizzas, sobretudo as que têm a massa muuuuuito fininha. Os meus ingredientes favoritos são pepperoni, cogumelos, bacon – tudo o que faz mal e engorda imenso! As minhas pizzerias de eleição são a Zeno, no Estádio de Alvalade e a Lucca.

João Freire (empresário, Azeitão) – Gosto, adoro mesmo. De massa fina, com atum, camarão, extra-queijo e azeitonas. Fazemos em casa muitas vezes. Para ter a certeza que fica exactamente como gostamos.

José Santana Carlos (advogado, Lisboa) – Gosto. De massa fina, vegetarianas. As melhores são as do Restaurante Zoco, nos cais.

Leonor Xavier (escritora, Lisboa) – Gosto, conforme as circunstâncias. Sobretudo se passei uma semana inteira a fazer dieta e na 6ª feira à noite me encontro em casa a jantar sozinha. Aí devoro pizza com mostarda, ketchup e Coca-Cola. Tudo quanto não deve ser. Acho que a pizza é um substituto para um namorado. Tal como ele, adoça a boca e faz mal à barriga. Não costumo ir a pizzarias mas já me tem acontecido ir à Casa Nova, junto da Bica do Sapato. Sobretudo por causa da proximidade do Rio.

Margarida Subtil (árbitro do gosto, Lisboa) – Não, não gosto. A não ser as do Casa Nova, da Paola Porru (em Santa Apolónia, perto da Bica). Essas são muito bem feitas. A farinha vem de Itália.

Manuel Murteira Martins (antiquário, Lisboa) – Gosto muito. De massa fina e só com tomate. A melhor pizzaria é a Casa Nova, em Santa Apolónia.

Marta Esquível (empresária, Meco) – Gosto. As melhores que comi foram no “Picasso” em King’s Road (Londres). Sei fazer a massa da pizza e atira-la ao ar. A minha pizza favorita é a com anchovas.

Maria Rui (empresária, Campo d’Ourique) – Gosto. A minha favorita é de tipo vegetariano com massa fina. A melhor pizzaria é a “Bicasa” na Avenida Infante Santo. É a melhor de Lisboa para quem gosta de massa fina.

Nuno da Sá Gaspar (gestor, Meco) – Gosto muito. A minha favorita é Calzone com um ovo dentro. As melhores pizzas são no Nicolau na Figueira da Foz. É muito fácil fazer pizza. Trabalhei durante três dias num “Pizza Hut” e jurei para nunca mais.

Paulo Marques (gestor, Meco) - Gosto sim. Particularmente de Calzone. A melhor pizzaria é a Mama Rosa, no Bairro Alto.

Raquel Soares (economista, Lisboa) – A melhor que conheço é a pizza ozzy, feita com muito queijo, ananás, cogumelos, fiambre picado, ovo, natas, azeitonas e tomate, que como na Ericeira, numa pizzeria em S. Sebastião de que não lembro o nome. Há tempos tive uma experiência alternativa com uma pizza de bacalhau com natas. Surpreendentemente, gostei!

Sandra van Heel (empresária, Cascais) – Gosto, quando é bem feita. A minha favorita é a do Zeno, na Quinta da Beloura. Pode-se escolher os ingredientes. Escolho sempre três queijos diferentes e rúcola.


Sebastião Marques de Almeida (engenheiro agrónomo, Montreal) - Gosto bastante de pizza. A minha pizza favorita deve ter uma base de massa fina e croquante, ter mozarella, tomate, anchovas, e alcaparras. No que diz respeito a minha pizaria favorita, não lhe posso responder porque não conheco nenhuma em Lisboa. Em Milão tinha uma chamada La Guinghetti, na Piazza Minitti.

Sónia Andrade e Silva (jurista, Lisboa) – Adoro a Pizza Hut! Costumo escolher eu os ingredientes que dependem do meu estado de espírito e da minha fome.

Tânia Carraquico (jurista, Lisboa) – Adoro! O meu ingrediente essencial é extra-queijo. Gosto de pizzas quente e acabadas de fazer ou frias e ressequidas, no dia seguinte ao pequeno-almoço. Congeladas, nem pensar porque eu gosto de pizzas!

Teresa Mendes (prestadora de serviços, Lisboa) – Massa alta e fofa. Agora existe uma modalidade na Pizza Hut, os cheesy bites, que são uns rolos de massa folhada recheados de queijo à volta da pizza. É muito bom!

Teresa Paiva (empresária, Campo d’Ourique) – Se a massa for boa, bem feita, gosto imenso. Gosto da massa muito fininha. A minha pizza favorita é a “A La Diavolo”, muito picante. A melhor pizzaria é a da Casa Nova, da dona do Casa Nostra, junto à Bica do Sapato, porque fazem as pizzas com massa fina.

Valéria Costa Pinto (artista plástica, Rio de Janeiro) - Adoro pizza. Minha favorita é a Margueritta gourmet ( muzzarela de bufala, com tomates cereja e manjericão ). Pizzaria favorita no RIo, Capricciosa. Nunca aprendi a fazer pizza