quinta-feira, 31 de maio de 2007

Responda k nós blogamos: Sushi.

Sushi, mais do que Pizza e mais do que Sorvete, é uma das grandes invenções da Humanidade a ponto de se poder tornar, falo por experiência, matéria de fascinação obsessiva. Não, como os sorvetes ou a pizza, para nos tranquilizar ou fazer companhia enquanto vemos televisão. Para muitos uma questão de status, para outros uma consequência funesta da globalização, excelso objecto de prazer para outros ainda. Para mim a sua verdadeira função seria simplesmente elevar a alma. Assim, a pergunta desta semana:

Sushi. Gosta? Sim? Não?
Se “não”: Porquê?
Se “sim”: Qual é o seu favorito? Qual o que lhe deixou uma mais extraordinária recordação? O melhor Sushi-bar?

Alda Fernandes (funcionária diplomática, Paris) - Sushi- gosto imenssissimo!
sobre o meu favorito-tenho dificuldade em escolher um em particular.
o melhor sushi bar- não tenho nehum em especial. Aliás para mim o sushi é dos pratos que gosto de comprar e levar para casa.

Alexandre Mottier (galerista, Genève) - Malheureusement, je n'aime que les "sushi-raclette" !!!!!
Je pourrais te donner les meilleures adresses pour manger des fondues et des raclettes !!!!

Ana Filgueiras (consultora, Lisboa) - Sushi. Gosta? SIM.ADORO!
Se "sim": Qual é o seu favorito? PEIXE BRANCO.
Qual o que lhe deixou uma mais extraordinária recordação? NÃO ME LEMBRO MAS NO BRASIL EU A MARA SÓ COMÍAMOS EM RESTAURANTES JAPONESES SOBRETUDO EM S.PAULO E NO LEBLON.
O melhor Sushi-bar? AQUI GOSTO DO DA RUA DO EMBAIXADOR e tambem do das TWIN TOWERS(Sete Rios).

António Mateus (jornalista, Lisboa) - agora...blogando....hmm...curioso...pizzas...sushis...dois animais gastronómicos que me seduzem mais pelo lado escultórico que pelo paladar final ou, pior ainda, a textura.adoro peixe, temperado com o aroma de carvão, injectado no prazer de grelhar.o sushi, para mim, é tanto uma extensão da pureza e fascínio do mar, como, ao mesmo tempo, uma sensação de crueza de "comer o corpo". ainda "nú", no seu estado quase vivo.e a textura "lambisgótica" do peixe crú sugere-me um percurso de devolução vomitória pela minha tubagem intestinal....e a pizza, se bem que já cozinhada e impregnada de "olfacto teasers" até à inconsciência, tende em mim a colidir com a minha repugnância por tudo o que é gordo ou de gorduras escorrente.talvez pela minha paixão gastronómica, dos condimentos telúricos, este produto "onde-vale-tudo", de condimentos colados entre um colchão de pão e um edredon de queijo derretido me seduz apenas de passagem, em dias de assumida preguiça, de arquivo gastronómico.

António de Vallera (professor universitário, Lisboa) - 1. Gosto muito, bem feitos e no ambiente apropriado.
2. Acho que não tenho favorito. Apetece sempre um mínimo de variedade.
Desde os enrolados com folha de alga, aos feitos à mão (nigirisushi?),
aos ninhos de arroz, ... sei lá que mais, há imensos óptimos. Onde te
abasteces há algum sítio nessa banda? Para o peixe, tens a lota,
claro...
3. A melhor recordação: os feitos por mim, enroladinhos no tapete e
cortados com grande maestria, ou aconchegados no côncavo da mão, os
ingredientes pensados e prensados com amor (ou gula). Tenho um amigo
inacreditavelmente rigoroso em tudo na vida que se apaixonou* pela
comida japonesa e me ensinou a fazê-los com ele.
*Apaixonou não é a palavra certa, é mais obsessou a certa altura. Eu
acho que me apaixonaria mais facilmente e poeticamente mas menos
obsessivamente, mas é uma questão de temperamento (e de talvez ter sempre
outras obsessões, e não se consegue obsecar por muitas coisas ao mesmo
tempo, né?) - qual é o teu caso?
4. A pior recordação: provados no dia seguinte, feitos pelos meus filhos
e deixados no frigorífico, com arroz de origem indeterminada - de
provocar vómitos! (tudo para o lixo - nem eles os conseguiram comer).

António Verdial (empresário, Lisboa) - 1. Gosto;
2. Até hoje gostei de todos;
3. Se é um efeito da Globalização, então “Viva a Globalização”; só é pena que cá no burgo ainda seja difícil de encontrar e que o Assuca não tenha “Valet Parking”, pois tem o melhor que conheço em Portugal.
4. O melhor Sushi bar que conheço é um em Madrid junto às Cortes e vou saber o nome e telefone e depois informo.
5. Decerto que é uma das grandes invenções da Humanidade quase equivalente aos sorvetes. Pizza para mim ficará uns pontos mais abaixo ( hidratos a mais e digestão nem sempre pacifica – é a idade !!!).

Belita Monteiro (embaixatriz, Paris) - Detesto Sushi!!!
Detesto tudo o que é peixe cru!

Daniela Jerónimo (estudante, algures na Holanda) - Quanto ás questôes, achei piada porque estava à pouco a reclamar com a minha colega japonesa, porque ainda nunca provei suchi por isso não sei .Mas pelo que já vi, acho que vou gostar. Aqui na Holanda parece haver siíios com uma reputação considerável tenho que ir cuscar.

Iolanda Sousa (jurista, Lisboa) - Experimentei a medo… por insistência do meu irmão… e gostei e muitooooooo!!!! Gosto do ritual da confecção… fascina-me a apresentação e o paladar aguça-se com a diferença! Gosto muito dos rolinhos com aquele arroz avinagrado, algas, e um pouco de salmão… descobri assim que gosto de salmão de todas as formas!!! Também me agradam as gambas, o peixe manteiga e a garoupa, todos “sushisados”.. A mais extraordinária recordação foi um barco decorado com rolinhos com abacate e colorido por diversos tipos de peixes com texturas e cores diferentes, e com uns apontamentos de uma pasta picante e gengibre cor-de-rosa… mais uma vez não sei os nomes!!!! O melhor Sushi-bar? Para iniciantes, recomendo o Aya Bistrôt nas Twin Towers. Eu gosto da passadeira rolante, dá para ver passar o que há e escolher com calma o que se quer.

João Azevedo (jurista, Lisboa) sushi…sim, gosto; porque é intenso, de uma intensidade primordial, aquática… é mesmo, até, forte, sem por isso deixar de ser leve e subtil, de uma delicadeza peculiar, que desde sempre me fascina.
gosto de o apreciar no Bonsai, à rua da Rosa, porque aí se encontra a atmosfera que uma tal iguaria, a um tempo simples e sofisticada, exige para ser vivida, ou, mais precisamente, “experienciada”; não sei dizer qual o que me deixou uma mais extraordinária recordação…talvez porque apreciá-lo constitua sempre uma experiência de serena tranquilidade, o encontro com o que se conhece mas é sempre novidade e, por isso, um momento singular, único, que não ocorre comparar com outros.

João Canilho (executivo, Lisboa) - Sushi: gosto.
Qual: com caranguejo de casca mole: estaladiço e saboroso.
O melhor: não sei, mas há um na baixa de Sydney, num hotel, fabuloso.

João Rito (arquitecto, Lisboa) - Não sou muito entendido em pratos de sushi, mas do que tenho provado, gosto muito, tanto, da comida em si, gostosa e muito leve, como do colorido (os olhos também comem) e do ritual que lhe está associado, como seja a partilha dos pratos, o comer com os pauzinhos (quando corre bem, o que nem sempre acontece), etc.
Em Lisboa recomendo, para almoço, o sushi junto ao Rio, sobre a esplanada dos "meninos do rio" (não sei o nome...), não só pela comida, como pela vista excelente, principalmente na esplanada quando o tempo o permite, e à noite o Estado Liquido, em Santos.

Jola Montgelas (Bruxelas) - First things first: Sushi. Adoro, podia comer todos os dias - como aliás toda a cozinha japonesa ( ok, niet às sobremesas - gelado do chá verde est demander trop).
Porque sim: Primeiro óptimas lembrancas da minha vida de estudante em Munich - havia lá um "SushiBar" - bastante chic, muito caro e supercool, no fim dos anos 80 (..) , com arte contemporânea e um público com um cheiro de intelectualismo e dinheiro na mesma ( irresistível para uma estudante com bicicleta e ambições grandes na vida - well, long time ago).
O meu favorito é, não muito originelle, infelizmente sempre o omnipresente Californiaroll ( adoro abacate) , depois tem de ser Atum e depois pepinos (i.e. cocombre, nao sei se a palavra é certa em português). Miso soup e de vez em quando uma tempura - já estou feliz.
Em Portugal só me lembro de dois restaurantes japoneses - um num Hotel muito caro no Estoril em direcção a Sintra, lado esquerdo, na serra - onde fomos comer em 1998 com amigos nossos mais outros conhecidos - os quais optaram nessa noite depois muito consideração e choros pour um steak, aparentemente tiveram muito medo das tralhas japoneses. O outro restaurante era numa rua estreita e pequena na Estrela - mas não sei lhe dizer o endereço, nem o nome. Teve uma decoração sinistre, mais ou menos como se fosse uma taverna espanhola, com tectos de palha e burrinhos em azuleijos nas paredes; mas servia Sushi nada mau - mas isto tudo já há 10 anos e já não conta como informacao quente da vida lisboeta -sorry!!! De certeza deve haver agora vários íitios para comer optimos sushi em Lisboa.
Aqui em Bruxelas fui comer ainda em março com o nosso amigo comun, o Seiji Morimoto - foi um restaurante aqui que faz uma fusão de cuisine française e sushi japonais - a única coisa interessante era foie gras frito e presentado como um Sushi - mas o resto não convenceu dois velhos comilões como o Seiji e eu.

Lúcia e Jacinto Rego de Almeida – (criadores, Alcanhões) A resposta da Lúcia (que coincide com a minha ) é a seguinte:
Gosta de sushi e entende o sushi como uma excelente comida para
confraternização e convívio entre amigos.
O favorito é o sushi de salmão.
Não conhece nenhum sushi bar em Lisboa, mas o sushi é muito habitual no
Brasil sobretudo por parte dos jovens.
Vou mandar o seu mail para o meu filho Otávio que é um fã incondicional
de sushi e conhece todos os tipos. Ele, por vezes, manda buscar em
restaurantes de Brasília a chamada caravela de sushi. Um barco
ornamentado com sushis para degustar em casa.

Luísa Mendes (jurista, Samora Correia) - Às vezes, tenho dias. No início adorei, abusei da frequência, e agora já só tolero muito de vez em quando.
O que mais aprecio….aqueles com sementes à volta e recheados de Salmão (não sou perita na matéria e como tal não sei os nomes técnicos).
O meu sushi favorito é no bairro alto, não me recordo do nome, mas tem um ambiente muito tranquilo.

Manuela Perroud (Paris) - Não gosto muito.
Não acho muita graça.
Bastante insípido.

Maria Isabel Batista Madureira (jornalista, Lisboa) - Sushi. Gosta? SIM MUITO.
Se “sim”: Qual é o seu favorito? KÊ SUSHI ALCANTARA .
Qual o que lhe deixou uma mais extraordinária recordação? O melhor Sushi-bar? EM RHODES ISLAND. MAS NÃO LEMBRO O NOME. MAS O SUSHI CHEF ESTAVA NO CENTRO DA MESAE TODAS AS MESAS TINHAM UM TIPO FAKIR A COZINHAR SÓ PARA NÓS

Nuno de Sá Gaspar (gestor, Meco) – Não gosto. Acho o sabor estranho e tudo o que me sabe mal não me faz bem. Acho estranha a ideia de comer peixe cru.

Nuno Silvestre (engenheiro informático, Lisboa) - Sim. De modo geral, gosto do sabor e textura da comida crua (honni soit qui mal y pense…). Não tenho grande experiência, mas gosto muito do Kappamaki (pepino) e salmão.

Onésimo Almeida (professor universitário, Providence R.I.) - Não, não gosto de sushi. Comi de tudo na Tailândia e na China. No Japão também, Mas sushi, provocava-me uma reacção desagradável nas narinas.
Como de tudo em todo o mundo. Já comi numa praia na Colômbia, a dona do restaurante, uma negra enorme, a preparar a refeição e os porcos à nossa volta a comerem o que ela atirava para o chão. Mas sushi não se deu comigo.

Otávio Veiga de Almeida (jurista, Brasília) - O sushi, que eu experimentei pela primeira vez em 1996, é, na minha opinião,
a melhor forma de se conjugar alimentação e convívio.Uma alimentação leve e extremamente saudável, que possibilita, pelo seu formato, uma refeição prolongada e muito agradável.
Deve-se ressaltar a importância de dois elementos indispensáveis: o wasabi (no Brasil chamado de raiz forte) e o saquê.A raiz forte, caracteriza-se pela peculiaridade de ser uma pimenta que acentua seu efeito, instantes após, ser ingerida.E o saquê, é, possivelmente, uma das bebidas que melhor combina com uma comida específica, o sushi.
O favorito é o de salmão.
Quanto ao melhor restaurante/bar de sushi, não seria capaz de apontar apenas um, tendo em vista que, no Brasil, a comida já está popularizada há vários anos, e portanto, existem, segundo entendo, muitos restaurantes/bares de excelente nível.

Paulo Costa (empresário, Lisboa) - gosto do Sushi California Bond em New York e do Estado Líquido, em Lisboa.

Paulo Marques (gestor, Meco) – Gosto mas não tenho nenhum que considere o favorito.

Paulo Silva (arquitecto, Meco) – Gosto. Não tenho um sushi favorito. O melhor Sushi-bar é o da Bica do Sapato.

Sónia de Andrade e Silva (jurista, Lisboa) - Não gosto nada de sushi. Porquê? Não sei! Já experimentei diversas vezes (para ver se mudo de opinião) e, não! Não gosto mesmo!!!!!

Tânia Carraquico (jurista, Lisboa) - Sushi: Definitivamente não gosto. Já tentei em vários sítios, levada por vários conhecedores e apreciadores que me tentaram converter, sem sucesso! É pena, porque adoro rituais culinários e o sushi, definitivamente presta-se imenso a isso. Não gosto dos sabores, da textura... sabe-me demasiado a peixe e a mar, numa versão emborrachada!
Mesmo assim, o melhor Sushi-bar, o Sushi Lounge, no Estado Líquido em Santos, Lisboa. Vale pelo ambiente e, sem dúvida, pelas sobremesas!!!