quinta-feira, 10 de maio de 2007

Responda k nós blogamos: Rosés?

Alda Fernandes (funcionária diplomática, Paris) – Rosés? Sim. De preferência, hoje em dia, vinho. Não tenho um favorito mas o Cuvela de 2003 era espectacular. Para beber, principalmente de Verão. Mas acho que com sobremesas são muito agradáveis todo o ano.

Ana Pestana (arquitecta, Portalegre) - Gosto muito de vinho rosé no Verão ao cair da tarde na praia ou no meu telheiro. A minha marca preferida é D’ Ervideira e o do Esporão. O Rosé da Adega Cooperativa de Portalegre, ao contrário de todos os vinhos que produz, é péssimo.

Diogo Leito de Castro (arquitecto, Lisboa) – Gosto. Dos franceses, Bandol. Dos portugueses, o Mateus que é óptimo. Acho uma parvoíce a snobeira de não gostar de Mateus Rosé. Na verdade é um vinho muito bem feito que é um excelente testemunho do saber fazer português. Prefiro-o de Verão, muito gelado. Por exemplo com camarões, na praia. Gosto de champagne Rosé mas não sou grande apreciador. Não sou grande apreciador de qualquer champagne.

Henrique Sabino (médico, Lisboa) – Não gosto de Rosés – fazem-me lembrar rebuçados com sabor a cereja. Não tão claros como os brancos nem tão escuros como os tintos. De que será feito?

Jacinto Rego de Almeida (escritor, Alcanhões) - Em relação ao vinho rosé, eu gosto, a minha família gosta muito, mas muito raramente bebemos ou compramos. Por quê? Em primeiro lugar, o rosé raramente é oferecido nos restaurantes, parece que saiu de moda e compete, em Portugal, com o vinho verde. Acho muito bom para acompanhar frutos do mar e peixe, mas nessa linha compete com o verde e a imperial.

João Cota Dias (médico veterinário, Lisboa) - Não gosto muito porque raramente é genuíno. Os rosés do norte de Itália, por exemplo, são muito bons porque são naturais. Como aperivo pode dar prazer.


João Rito (arquitecto, Lisboa) - No Verão, acho um rosé (vinho e champagne) uma bebida muito agradável, desde que não seja muito frutado, tem que ser suave e bem fresco. Tal como um bom vinho branco, e em comparação com o vinho tinto, há que ter cuidado, pois “escorrega” muito depressa, e quando damos conta já é tarde…
Em França existem vinhos rosé fantásticos, e no Sul é sem dúvida o vinho que mais se bebe a acompanhar as refeições, sempre com gelo no copo, sendo bebido quase como refresco.Tenho pena que em Portugal raramente se encontre ainda vinhos rosés nos restaurantes, quanto muito aparece o Mateus, que não é mau, mas é gasoso.

José Manuel Garcia (funcionário diplomático, Genève) - Se o Rosé é ou não vinho sinceramente não sei. Penso que deve obedecer a um processo idêntico de feitura de um outro vinho? De qualquer forma bebo muito raramente. Mas sabe bem como comida chinesa. Champagne só muito bom. Como aperitivo ou então para acompanhar uma refeição, tal como um perú recheado ou uma excelente carne assada no forno.

José Paulo Lima Raposo (arquitecto, Lisboa) - Detesto! E cerveja também. Como aperitivo, prefiro vinho branco muito gelado ou um dry martini, como o que estou a beber agora.

Lino Gonçalves (empresário, Coruche) – Sim. Gosto de Vinho Rosé. O meu favorito é o Mateus Rosé. Bem fresquinho a acompanhar um bom marisco. Todo o ano. Porque não? Também como sorvetes o ano inteiro.

Marcos Gulbenkian (gestor, Lisboa) - Não tenho uma grande experiência em vinhos rosés porque nunca bebo. A última vez que bebi foi no ano passado, sei que era bom mas não me lembro da marca. Partilho do preconceito, talvez errado, que é um vinho para estrangeiros e está a meio caminho entre o vinho e o refresco. Acho que as coisas estão a mudar e eu, provavelmente, vou começar a provar os rosés de qualidade para ver se mudo de opinião, ou não.

Margarida Ozturk (enóloga, Ankara) - Quanto a Vinhos Rosés, tenho a declarar que não me excitam demasiado e como tal, em geral não são a minha escolha preferida. Quanto a Champagne Rosé, não tenho um preferido como tal mas até acho bastante agradável, simples ou como Punch com morangos etc., ou ainda como aperitivo com umas gotas de Angostura.....Receitas, não me lembro agora de momento de nenhuma apesar de saber que havia algo de fantástico que fazia antigamente em Inglaterra com este pink champagne. Obviamente o efeito era devastador ao ponto de não me lembrar do que se tratava…

Maria Helena Borges (bibliotecária, Lisboa) - Vinho rosé gosto ao fim da tarde, muito gelado, com empadinhas de galinha. Quanto ao champagne rosé, prefiro o nosso espumante a acompanhar o leitão na Bairrada.

Maria João Silveira Botelho (funcionária pública, Lisboa) - Gosto muito do Champagne Rosé Ruinart e dos Vinhos Rosés em geral, desde que sejam leves. Costumamos bebê-los ao fim do dia, sobretudo quando estamos no Algarve, enquanto esperamos a hora de sair para o jantar.

Maria Rui (empresária, Campo d’Ourique) – Sim. Gosto de Vinho Rosé. Muito gelado, com um bom peixe, ao almoço. De Verão. Não tenho uma marca favorita. Geralmente escolho Mateus. Champagne Rosé? Gosto muito. A qualquer hora.

Miguel Chalbert (arquitecto, Lisboa) – Rosé? Nem por isso. Acho uma certa graça mas prefiro tinto. Champagne Rosé? Só porque é bonito. Mas não adianta grande coisa.

Miguel Marques dos Santos (arquitecto, Lisboa) - Confesso que o tema do mini forum é de água na boca.Eu cá gosto de tudo! Branco, tinto, champagne, espumante, aguardentes, agora rosé é que não. Confesso até envergonhado que o espumante me sabe melhor que a maioria dos champagnes, é menos doce e mais sorrateiro. O bruto, claro o resto épara casamentos nos suburbios. O rosé está de moda e até a Herdade do Esporão tentou reabilitá-lo (Alandra) mas, para mim, o melhor é beber uma Laranjina C. Tenho até na garrafeira um Moet Rosé Imperial mas estou a guardá-lo para algum incauto que passe cá por casa. Já agora ficam algumas sugestões: Tinto: Monte da Pesseguina. - Casa dos Zagalos – Dona Maria reserva 2003. Branco: Vila Maria – Nova Zelândia.

Nuno Ruiz (advogado, Lisboa) - Ao fim da tarde, na varanda da casa de Vila Real, Mateus Rosé com covilhetes da Gomes é obrigatório!

Nuno de Sá Gaspar (gestor, Meco) – Gosto de Vinho Rosé, muito fresco e só no Verão. Só como aperitivo ou com as entradas. Nunca com a refeição. Marca favorita? Mateus. A garrafa maior. Não gosto especialmente de Champagne Rosé. Mas não digo que não se me oferecerem um copo.

Paulo Marques (gestor, Meco) – Vinho Rosé é um must, sobretudo com camarão, na praia. De Inverno é raro beber. O meu bebé não deixa. Marca preferida: Mateus. Champagne Rosé só provei em sorvete. Gostei.

Teresa Paiva (empresária, Campo d’Ourique) – Gosto imenso de Vinho Rosé. Já há anos que vou sempre no Verão para casa de uns amigos meus no Sul de França. Lá bebe-se imenso Rosé. Mesmo muito antes de ser moda. Gosto de Rosé sobretudo no Verão mas também em qualquer altura como aperitivo ou com entradas frias leves. Dos portugueses o meu favorito é o da “Quinta da Cortesia”.Ainda gosto mais de Champagne Rosé. Tenho sempre em casa embora não dê muito jeito servir porque a maioria da malta acha que não é champagne.