quarta-feira, 9 de maio de 2007

Legumes Assados no Forno.


10 tomates em cacho;
3 folhas de louro;
1 ramo de tomilho;
6 dentes de alho;
2 colheres de sopa de azeite;
1 colher de chá de açúcar;
Sal e pimenta.
6 cebolas;
1 colher de sopa de azeite;
1/2 colher de chá de açúcar;
Sal;
Vinagre.
3 beringelas pequenas;
2 courgettes (compridas de preferência);
4 tomates grandes e bem maduros;
Azeite;
Sal e pimenta.

Aquecer o forno a 160º.
Cortar em seis gomos cada um dos tomates em cacho e tirar as grainhas. Esmagar as cabeças de alho sem as descascar. Num tabuleiro de ir ao forno que possa conter o prato quando finalizado pôr os tomates, as cabeças de alho, o tomilho, folhas de louro, azeite, sal, pimenta e açúcar. Deixar cozinhar cerca de 2 horas. Os tomates devem ficar completamente secos. Retirar do forno e deixar arrefecer.
Num tacho pôr as cebolas muito finamente picadas, azeite, açúcar e cozinhar sobre lume brando durante cerca de 25 minutos, sem deixar que as cebolas tomem cor. Temperar com sal e um pouco de vinagre.
Entretanto, cortar as beringelas às rodelas e cada uma destas ao meio. Cozinha-las em azeite sobre lume médio alto. Temperar com sal e pimenta Cortar as courgettes às rodelas e salteá-las em azeite evitando que fiquem demasiadamente cozidas. Tempera-las com sal e pimenta.
Cortar os tomates às rodela e cada uma destas ao meio.
Tirar o ramo de tomilho e as folhas de louro do tabuleiro com tomates. Espalhar sobre estes a compota de cebola de modo a formar uma camada uniforme. Sobre esta colocar filas sucessivas de beringelas, courgettes e tomates. Temperar com sal, pimenta e um fio de azeite.
Levar ao forno, aquecido a 180º, durante 10/15 minutos.