segunda-feira, 21 de maio de 2007

O nosso Inquérito: Sónia de Andrade e Silva.


Nome: Sónia de Andrade e Silva.
Cozinha muito frequentemente? Sim.
Quando começou a cozinhar? Quando comecei a viver sozinha.
Seguiu algum curso? Não. Infelizmente! Um destes dias...Sim! Mais tarde ou mais cedo, hei-de tirar um curso de culinária e um de enologia. Gostava muito de me poder dedicar à cozinha, profissionalmente: como cozinheira ou crítica gastronómica.
Há alguém que considere seu mestre? Sim. O meu ex-namorado. Foi ele que me iniciou nas artes culinárias e é ele que me tira as dúvidas.
Livros de cozinha favoritos? Os da Maria Odette Cortes Valente e um de receitas exóticas (que veio com a revista Activa, parece-me).
Qual é o prato que mais gosta de cozinhar? Lentilhas com espinafres e muitas especiarias.
O que cozinha mais frequentemente? Chili mexicano.
Costuma aproveitar os restos de um prato que cozinhou e com eles fazer um novo prato? Quando estou inspirada, sim, mas, normalmente, não!
O que é que tem sempre na sua dispensa (inclui frigorífico e freezer)? Muitas especiarias (gasto fortunas!!!!), nomeadamente, cominhos, que adoro e ficam sempre bem!
Tem um utensílio que considere “pessoal” ou “favorito”? Um pilão, que uma amiga me trouxe da Tunísia.
Costuma consultar sites da internet dedicados a temas culinários? Sim.
Quais são os seus sites favoritos? recipedelights.com, vaqueiro.pt
Quais são as suas lojas favoritas para produtos alimentares e equipamento de cozinha? Lojas chinesas e indianas.
Prato favorito? Entre açorda de marisco e feijoada à brasileira, a escolha fica muito difícil!
E petisco? Adoro enchidos.
Prato português favorito? A já mencionada açorda de marisco, entre outros pratos, porque (para meu grande mal) não sou nada esquisita (em relação à comida. Estamos a falar de comida!!!).
Restaurante favorito? Não tenho preferência por nenhum, em particular. Gosto de variar!

Experiência gastronómica inesquecível: Almoçar (não consegui mesa, à noite), no Fifthteen, do Jamie Oliver, em Londres. Delicioso! Só de pensar, fico cheia de água na boca!
A última vez que jantou fora, em que restaurante foi? No “Velho Mirante”, na Pontinha. Come-se lindamente (tem uma morcela assada de morrer!!!!), todos os pratos são muito bem confeccionados, as doses são boas (sim, porque eu sou uma rapariga de muito alimento!), o espaço é agradável...enfim, é um restaurante que recomendaria aos meus amigos.
Ódio (culinário, é óbvio) de estimação: Descascar (frutas, legumes, tubérculos, enfim...tudo o que envolva tirar a pele! Não tenho lá muito jeito e tenho medo de me cortar.)
Conselhos ou normas de sabedoria? Todos os transmitidos pelo Jamie Oliver! Eu, simplesmente, adoro o Jamie!!!! Amo de paixão... Ele faz com tudo, na cozinha, pareça tão fácil, para além, claro, de ser muito engraçado e simpático!
Há alguma pergunta que gostaria que lhe fizéssemos? Quer que ainda responda a mais alguma coisa?
Uma das suas receitas favoritas:

Massa com salmão (É uma receita muito simples e rápida de fazer e, devo dizer, que faz “1 vistão”!)

Ingredientes:
1 embalagem média de salmão fumado (cerca de seis fatias)
1 embalagem de massa (à escolha)
1 pacote de natas
sal pimenta preta moída

Preparação:
Ponha água e sal num tacho ao lume e quando levantar fervura, junte a massa. Deve cozer até ficar “al dente”
Numa frigideira à parte, leve ao lume um pacote de natas com pimenta preta. Não junte sal, porque o salmão fumado já tem.
Corte em pedaços pequenos o salmão fumado e junte as natas que estão ao lume. Deixar apenas levantar fervura.
Envolva a massa neste preparado. Servir quente!


Uma receita de “restos”:


Tarte de carne.

Ingredientes:1 embalagem de massa quebrada para tarte4 ovos 200g de queijo 2dl de natas2 tomates, sal, pimenta e oregãos q.b. Preparação: Forre uma forma de tarte com a massa. Coloque no fundo a carne cortada aos pedacinhos. Bata os ovos com as natas e adicione o queijo cortado às fatias finas. Tempere com sal e pimenta e deite na forma sobre o presunto. Leve a cozer em forno quente e, a meio da cozedura coloque o tomate pelado e partido às rodelas sobre a superfície da tarte.Deixe acabar de cozer e polvilhe com oregãos.